Dieta Cetogênica e Diabetes

A Dieta Cetogênica tem como princípio uma alimentação pobre em carboidrato e rica em proteína e gordura.

Dietas para quem tem diabetes tipo 2 muitas vezes se concentram em perda de peso, por isso pode parecer loucura que uma dieta rica em gordura possa ser indicada para quem tem diabetes.

Entretanto, esta é a dieta recomendada para melhorar o diabetes por médicos como o Dr. Lair Ribeiro. Assista à entrevista no vídeo abaixo, em que ele explica os benefícios da dieta cetogênica para quem tem a doença:

>>>Veja: Como Controlar o Diabetes Seguindo o Dr. Lair Ribeiro

A dieta foi criada em 1924 como um tratamento para a epilepsia, mas os efeitos deste padrão alimentar também estão sendo indicados para tratar o diabetes tipo 2. Com a dieta cetogênica, pessoas com diabetes têm apresentado melhoras na glicose no sangue e redução da necessidade de insulina.

Isso acontece porque  a dieta cetogênica altera a forma como o corpo armazena e utiliza energia. Com esta dieta, o corpo converte gordura, em vez de açúcar, em energia.

A Gordura na Dieta Cetogênica

O objetivo da dieta cetogênica é usar a gordura corporal para produção de energia em vez de glicose. Uma pessoa que segue a dieta cetogênica obtém a maior parte de sua energia de gordura e uma pequena parte proveniente de carboidratos e proteínas .

Entretanto, a dieta cetogênica não significa que você deve exagerar em gorduras saturadas. Gorduras saudáveis para o coração são a chave para manter a saúde em geral. Alguns alimentos saudáveis que são comumente consumidos na dieta cetogênica incluem:

Ovos

ovo dieta cetogenica
Peixes, como o salmão

salmao dieta cetogenica
Requeijão e queijo cottage

cottage dieta cetogenica
Abacate

abacate dieta ceto
Coco

coco dieta ceto
Amêndoas

amendoas dieta cetogenica

Como Fazer a Dieta Cetogênica

Para fazer a dieta cetogênica, deve-se excluir alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas, grãos, açúcar, além de frutas e vegetais com índice glicêmico mais alto.
A dieta cetogênica tende a incluir menos proteína que a dieta de Atkins e uma maior quantidade de gordura.

Dieta Cetogênica e Efeitos Colaterais

Alguns efeitos mais comuns que podem ser experimentados por aqueles em dietas cetogênica podem incluir:

  •      Dores de cabeça
  •      Fraqueza
  •      Insônia
  •      Prisão de ventre

Pessoas com diabetes devem consultar seu médico ou um especialista antes de iniciar uma dieta cetogênica para garantir que ela seja realizada com segurança.

Para controlar o diabetes através da alimentação e sem remédios, conheça o Programa Diabetes Controlada do Dr. Rocha.