Dieta para Diabéticos – Como Criar um Plano de Alimentação Saudável

A dieta para diabéticos é simplesmente um plano de alimentação saudável, como outro qualquer. Entretanto, possui algumas peculiaridades, como a contagem de carboidratos, que irá ajudar a controlar o açúcar no sangue. Esse artigo tem como objetivo ajudar o diabético a escolher sua alimentação de forma consciente, sem substituir a necessidade de consultar um médico ou nutricionista.

Dieta para Diabéticos – Definição

variedade de alimentos

Uma dieta para quem tem diabetes – conhecida clinicamente como terapia de nutrição médica para o diabetes – simplesmente se traduz em comer uma variedade de alimentos nutritivos em quantidades moderadas e aderindo a refeições regulares.

>>> Ebook Grátis: Sucos Verdes, Diet e Deliciosos

Ao invés de uma dieta restritiva, uma dieta para quem tem diabetes é um plano de alimentação saudável – comer o que é naturalmente rico em nutrientes e pobre em açúcar e calorias, com ênfase em frutas, legumes e grãos integrais. Na verdade, uma dieta para quem tem diabetes é a melhor dieta para todos.

Propósito da Dieta para Diabéticos

Se você tem diabetes ou pré-diabetes, o seu médico provavelmente vai recomendar que você consulte um nutricionista para orientá-lo sobre mudanças na dieta que podem ajudar você a controlar seu nível de açúcar no sangue e controlar seu peso.

Quando você come em excesso calorias e açúcar, seu corpo responde apresentando um aumento indesejável da glicose no sangue. Se a glicose no sangue não é mantida sob controle, pode levar a problemas graves, como um alto nível de glicose no sangue (hiperglicemia) e complicações crônicas, como nervos, danos nos rins e coração.

Fazer escolhas saudáveis pode ajudar a gerir o seu nível de glicose no sangue e mantê-lo dentro de uma faixa de segurança.

Para a maioria das pessoas com diabetes tipo 2, a perda de peso também pode tornar mais fácil de controlar a glicose no sangue e oferece uma série de outros benefícios para a saúde. Se você precisa perder peso,  a dieta para diabéticos oferece uma forma nutritiva para alcançar seu objetivo de forma segura.

Detalhes da dieta para diabéticos

Um nutricionista pode ajudá-lo a montar uma dieta baseada em seus objetivos de saúde, gostos e estilo de vida e podem fornecer informações valiosas sobre como mudar seus hábitos alimentares.

Alimentos recomendados

Carboidratos saudáveis: Durante a digestão, açúcares (carboidratos simples) e amidos (carboidratos complexos) transformam-se em glicose no sangue. Foque em carboidratos mais saudáveis, como frutas, legumes, cereais integrais, leguminosas (feijões, ervilhas e lentilhas) e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

ervilha para diabéticos

 

Alimentos ricos em fibras: Fibras são todas as peças de alimentos vegetais que seu corpo não consegue digerir ou absorver. A fibra pode reduzir o risco de doenças cardíacas e os níveis de açúcar no sangue. Alimentos ricos em fibras incluem vegetais, frutas, nozes, leguminosas, farinha de trigo integral e farelo de trigo.

frutas e fibras

 

Peixe: Tente comer peixe pelo menos duas vezes por semana. O peixe pode ser uma boa alternativa para carnes com alto teor de gordura. Por exemplo, bacalhau e atum têm menos gordura total, gordura saturada e colesterol do que as carnes e aves. Peixes como o salmão, cavala, atum, sardinha e anchova são ricos em ômega-3, que promovem a saúde do coração, diminuindo as gorduras do sangue chamadas triglicérides.

comer peixe faz bem para diabetes

 

Gorduras boas: Os alimentos que contêm gorduras monoinsaturadas e poli-saturadas – tais como abacate, amêndoas, nozes, nozes, azeitonas, e canola, oliva e óleo de amendoim – podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol. Entretanto, deve-se comê-los com moderação, já que são ricos em calorias.

gorduras do bem

 

Alimentos a evitar

A diabete aumenta o risco de doença cardíaca e derrame, acelerando o desenvolvimento de artérias obstruídas e endurecidas. Os alimentos que contêm a lista abaixo podem trabalhar contra o seu objetivo de uma dieta saudável para o coração.

As gorduras saturadas: Produtos lácteos de alta gordura e proteínas de origem animal, como carne, cachorro-quente, salsicha e bacon contêm gorduras saturadas. Tenha não mais do que 7% de suas calorias diárias de gordura saturada.

evitar cachorro quente

 

As gorduras trans: Estes tipos de gorduras são encontrados em processados, produtos de panificação e margarina, e deve ser evitado completamente.
Sódio. Procure ingerir menos de 2.300 mg de sódio por dia.

evitar margarina

 

Criação de um Cardápio de Dietas para Diabéticos

Existem algumas abordagens diferentes para a criação de uma dieta diabetes que mantém o seu nível de glicose no sangue dentro de uma faixa normal. Com a ajuda de um nutricionista, você pode encontrar um ou uma combinação de métodos que funciona para você.

Contagem de carboidratos: Carboidratos se transformam em glicose, que tem o maior impacto sobre o seu nível de glicose no sangue. É importante se certificar que a quantidade de carboidratos que ingere são o mesmo a cada dia, especialmente se você tomar medicamentos para diabetes ou insulina. Caso contrário, o seu nível de glicose no sangue pode flutuar mais.

Um nutricionista pode ensinar como medir porções de comida e tornar-se um leitor educado dos rótulos dos alimentos, com especial atenção para tamanho da porção e conteúdo dos carboidratos. Se você está tomando insulina, ele ou ela pode ensiná-lo a contar a quantidade de carboidratos em cada refeição ou lanche e ajustar a sua dose de insulina em conformidade.

Sistema de listas de alimentos. Um nutricionista pode recomendar o uso de listas de alimentos para ajudar a planejar refeições e lanches. As listas de alimentos estão organizadas por categorias, tais como carboidratos, fontes de proteínas e gorduras.

Exemplo de Dieta para Diabéticos

O seu plano de refeições diárias deve levar em conta o seu tamanho, bem como seu nível de atividade física. O menu seguinte é feita sob medida para quem precisa de 1.200 a 1.600 calorias por dia.

Café da manhã: Panquecas de trigo integral, uma porção de fruta ou 3/4 xícara de frutas vermelhas, seis colheres de iogurte de baunilha desnatado.

panqueca para diabéticos

 

Almoço: Queijo minas com pita vegetariana e uma maçã de sobremesa.

almoço para diabético

 

Jantar: Strogonoff de carne ou frango com duas colheres de arroz integral; 1/2 xícara de cenoura; salada de lado com 2 xícaras de espinafre, 1 tomate, 1/4 xícara picada pimentão, 2 colheres de chá de azeite, 1 colher de chá de vinagre.

janta para diabéticos

 

Resultados

Comer de forma saudável é a melhor maneira de manter o seu nível de glicose no sangue sob controle e prevenir complicações do diabetes.
Além de controlar o diabetes, uma dieta para diabéticos oferece outros benefícios também. Como ela se baseia em quantidades generosas de frutas, vegetais e fibras,  ela também ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

Programa Online de Controle de Diabetes

O Programa Diabetes Controlada do Dr. Rocha ensina quem sofre de diabetes a se alimentar de forma saudável. Através do seu programa, diversos diabéticos do tipo 2 estão conseguindo retirar os remédios em menos de 30 dias. Pessoas com diabetes do tipo 1 conseguem diminuir a quantidade de remédios drasticamente.

Veja o depoimento de um de seus alunos:

Saiba mais informações sobre o Diabetes Controlada do Dr. Rocha direto no site.